Caso de Mentoria ZDV

Qual o melhor momento para procurar um terceiro imparcial?
O que leva uma pessoa esperar o grau de desconforto aumentar?
Qual o melhor momento para buscar ajuda? Como lidamos com o desconforto?


O que significa resolver o conflito de forma direta?

  1. negociação
  2. solução natural, sem gerenciamento específico
  3.  outros?


Quando o desconforto aumenta, o resultado pode ser influenciado de alguma forma?

Recentemente a Zona de Valor gerenciou um conflito que envolvia quinze sócios de uma empresa que já tinha saído de sua fase de startup, tendo uma base de mais de cem mil clientes e que já é financeiramente lucrativa. A demanda foi de mentoria individualizada para que ele pudesse gerenciar um conflito interno de forma direta. Alguns dos sócios não reconheciam o incômodo, outros não queriam falar sobre o tema e um estava com muita raiva a ponto de se afastar das reuniões mensais e do contato direto com outros sócios. O trabalho durou três horas e o resultado almejado foi alcançado.

Muitas vezes por ser uma das partes em um conflito, a criatividade do envolvido fica prejudicada e acaba por limitar as soluções possíveis e, somado à isso, os obstáculos do dia a dia vão se acumulando, até que se ultrapasse o limite da possibilidade de um diálogo e escuta saudáveis, resultando em uma zona de conflito.

O sócio que recebeu a mentoria expôs seu ponto de vista e foi conduzido por um processo que resultou em organização e contextualização dos diferentes relatos; empatia para conseguir se colocar no lugar dos sócios mais divergentes e, ampliação de alternativas, mudando assim, a postura do sócio perante o contexto e auxiliando-o à voltar com seus sócios com uma postura de co-criação de novas alternativas.

Ciente de que a empresa tem plano de negócio vencedor e que os problemas existentes estavam somente no relacionamento entre alguns sócios, este procurou um terceiro imparcial para auxiliá-lo a facilitar a conversa ao invés de procurar a via litigiosa para resolver este impasse, o que se mostrou a opção vencedora, pois com uma nova forma de dialogar com os sócios, conseguiram acertar os novos combinados. Caso queira aprender construir combinados veja nosso post aprenda a construir combinados.

Publicado originalmente em 21 de agosto de 2019.
logo Zona de Valor
© 2020 Zona de Valor. Todos os direitos reservados. | Site criado por Whit
© 2020 Zona de Valor. Todos os direitos reservados.
Site criado por Whit
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram