4 Dicas para ter uma comunicação produtiva em trabalhos de equipe

Você trabalha em equipe? Várias vezes se viu bloqueado pelo impasse? As discussões parecem não ter fim? Além do voto da maioria, você tem usado outros recursos? A comunicação é fundamental para cuidar das relações no ambiente de trabalho, sair dos impasses e caminhar rumo à produtividade. Algumas dicas podem ajudar a melhorar a comunicação dos trabalhos em equipe. Quer conferir com a gente?

Quem hoje não trabalha em equipe? Hoje, de uma forma ou outra, todos estamos trabalhando em equipe, seja presencialmente ou à distância e, isso é uma tendência do mundo digital. Mas, como manter uma comunicação produtiva, quando muitas vezes, falta tempo, as discussões parecem não ter fim e você se sente em um impasse? Com dicas simples, é possível melhorar a comunicação dentro de equipes de trabalho, vem com a gente e depois, é só colocar em prática!

Agir levado pela emoção pode ser arriscado!

Todo mundo já teve um dia ruim, quando você pega aquele trânsito infernal, metro cheio, brigou em casa antes de chegar no trabalho ou acordou com aquela dor de cabeça, entre outros.

Como se cuidar para que estes problemas não contaminem seu ambiente de trabalho.

  1. Ter consciência e se perceber já é um grande passo pois você ficará atento e cuidará melhor para não misturar as estações (profissional e pessoal)
  2.  Se cuide em 5 minutos, de que forma? O que funciona para você? Algumas dicas aqui: faça uma pausa, caminhada, respiração, meditação, ouvir uma música
  3.  Peça ajuda: um colega de trabalho pode te trazer foco e até colaborar com você durante a reunião
  4.  Em caso de extremo desconforto e irritabilidade, veja se existe a possibilidade de prorrogar a reunião ou achar um substituto.

Em vez de acusar, pergunte!

Acusando, muitas vezes, você complica mais a situação do que ajuda. Muitas vezes julgamos sem antes perguntar para checar se o nosso olhar corresponde com o que realmente está acontecendo. Lembre-se de que muitas vezes você está vendo um pequeno pedaço de um grande quebra cabeça. Cuidado com a rádio peão! Cada um traz uma peça normalmente diferente do quebra cabeça. Idéia : Colocar duas fotos (perto e muuuuito longe – plantação flor)

Fale por você!

Quando digo para o outro o que ele é ou fez, posso gerar desconforto, pois muitas vezes a pessoa não se identifica com o que lhe foi imputado. Falar de você, de como se sente sobre o assunto, faz com que o outro tenha interesse em caminhar com a conversa. Exemplo: “Você está atrasado com a entrega de hoje! Você sempre está atrasado e atrapalhando o resultado da equipe!” pode ser substituído por “Estou preocupado com a entrega que precisa ser feita hoje, de que forma posso contar com você para o melhor resultado da equipe?”

Respeite opiniões diferentes.

As pessoas pensam de forma diferente! Cada pessoa tem um histórico de vida, uma formação, cultura, religião, crenças, entre outros. Estas características únicas geram olhares diferentes para um mesmo tema e muitas vezes gera a discordância. Respeitar a opinião do outro não significa anular a sua ou concordar com a dele, mas sim entender o ponto de vista das pessoas e procurar uma forma de conviver.

Publicado originalmente em 3 de abril de 2019.
logo Zona de Valor
© 2020 Zona de Valor. Todos os direitos reservados. | Site criado por Whit
© 2020 Zona de Valor. Todos os direitos reservados.
Site criado por Whit
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram